[Livro] O Pastor de Hermas

hermas o pastorBaixe gratuitamente esse livro maravilhoso do século II e muito apreciado pelos primeiros cristãos. Inclusive era uma obra utilizada para instruir novos cristãos que queriam caminhar em piedade. Uma leitura mais que recomendada e que vai edificar todo aquele que busca e ama a verdade.

Download:

O Pastor de Hermas – pdf

 O Pastor de Hermas- doc

Que o Senhor te abençoe,

  • Catholicus Romanus

    Os católicos são tão amadores em traduzir textos antigos? Ou são manipuladores? V.S. teria uma tradução melhor do que “Paenitentiam agite” para traduzir “Μετανοεῖτε”? em Mt 3, 2? Vamos ver quem escolhe os melhores termos para traduzir do Latim para o Grego?

    • Olá Catholicus Romanus, muito obrigado pela sua pergunta.
      Primeiramente quero deixar claro que não sei latim para propor uma melhor tradução para esse idioma, tampouco sou especialista em grego. Mas ao pesquisar em algumas fontes sobre a palavra “Μετανοεῖτε” a melhor tradução para o português de Mt 3,2 parece mesmo ser “arrependei-vos”. Inclusive é essa tradução adotada pela Bíblia de Jerusalém, na qual há há um comentário justamente sobre esse texto, ela diz:

      “A metanoia, etim., mudança de sentimentos, designa a renúncia ao pecaod, o “arrependimento”. Esse pesar, que se refere ao passado, vem normalmente acompanhado de uma “conversão” (verbo grego epistrephein), pela qual o homem se volta para Deus e empreende uma vida nova. Esse dois aspectos complementares de um mesmo impulso da alma não se distinguem sempre no vocabulário (cf. At 2,38+; 3,19+). Arrependimento e conversão constituem a condição necessária para receber a salvação trazida pelo Reino de Deus. O apelo ao arrependimento, proclamado por João Batista (cf. ainda At 13,24; 19,4), foi retomado por Jesus (Mt 6,17p; Lc 5,32; 13,3.5) pelos seus discípulos (Mc 6,12; Lc 24,47) e por Paulo (At 20,21; 26,20).”

      Mas após ver sua pergunta e a observação que escrevi em 2013 (data da publicação do post) resolvi removê-la, por entender hoje em dia que a pessoa que quiser buscar o Senhor não vai se escandalizar com a versão fornecida e, aqueles que se esforçarem para buscar a verdade e forem honestos consigo mesmos vão encontrar.
      Abraços